The Bealtles – Let It Be

The Bealtles – Let It Be
The Beatles - Let It Be

The Beatles – Let It Be

AmazingCounters.com

Let It Be é o décimo terceiro e último álbum lançado pelo grupo inglês de rock The Beatles. Gravado entre janeiro de 1969 e março/abril de 1970, o álbum foi somente lançado em 8 de maio de 1970, após o disco Abbey Road (último disco gravado) e juntamente com o documentário com o mesmo nome. Inicialmente estava previsto chamar-se Get Back.

As músicas ‘Let It Be’ e ‘Get Back’ foram lançadas como “singles” no Reino Unido, mas em versões diferentes das encontradas no álbum. ‘The Long And Winding Road’ foi lançada como single nos EUA.

A última sessão de gravação foi em 4 de Janeiro de 1970, quando George, Paul e Ringo (John já havia deixado o grupo) encontraram-se para terminar “I Me Mine”, de Harrison, que entraria em Get Back. Dois meses depois, as fitas de Get Back foram entregues para o produtor estadunidense, Phil Spector, “retrabalhar”. George Martin já estava cansado das brigas e discussões dos Beatles e também achou que seria antiprofissional trabalhar naquelas fitas de má qualidade. Como Spector tinha produzido o recém-lançado single de Lennon, “Instant Karma”, John decidiu pedir(sem autorização de McCartney), para Phil “dar uma olhada e ver o que podia ser feito”.

Spector pegou uma “jam session”, “Dig It”, e outras conversas entre as gravações, alongou “I Me Mine”, desacelerou e acrescentou cordas a “Across The Universe” e colocou cordas e coral em “The Long And Winding Road”. “Get Back” também foi editada, com a parte em que Paul fala, como um bluesman, cortada. Além de produzir a mixagem toda do álbum final.

Seis faixas do álbum são gravações ao vivo (i.e. sem remix ou overdub posterior). Além das três canções gravadas ao vivo no telhado do prédio da Apple Corps., incluiam-se, “Two of Us”, “Dig It” e “Maggie Mae”, gravadas ao vivo nos estúdios da Apple, no porão do prédio da Apple. Enquanto as outras canções, “For You Blue”, “I Me Mine”, “Let It Be”, “The Long and Winding Road” e “Get Back” foram gravadas nos studios da Apple, mas apresentam edições posteriores produzidas por Spector, tanto na mesa de som, e edições de splicings (i.e. cortes diretamente feitos na fita), como nas dublagens (i.e. overdubs) de vozes e instrumentos por músicos de estúdio. A 12º canção, “Across the Universe”, era uma versão da gravação de ensaio original, feita em 1968, e mixada em velocidade mais lenta para álbum.

Spector remixou tudo e transformou Get Back em Let It Be. O álbum foi lançado em 8 de maio de 1970, paralelamente no mercado com o filme deste mesmo nome. Na Inglaterra, o álbum fora lançado pela Apple Records (e distribuído pela EMI), originalmente no formato de um LP de capa dupla de edição limitada num box-set, acompanhado por um livro muito elegante, cheio de fotos da gravação e meses após sendo relançado com uma capa de LP simples. Nos EUA, o LP foi lançado com a capa simples (não dupla, e sem o “box-set” com o livro de fotos) também pela Apple Records, mas como a United Artist estava distribuindo o filme com o mesmo nome, eles tinham o direito de distribuir o LP também. A Capitol Records (uma subsidiária da EMI) tinha direito de lançar compactos dos Beatles, nos EUA, e outras compilações, mas não obteve direito para lançar o Let It Be. Mas, em 1979, a Capitol/EMI comprou a United Artist, tendo então obtido os direitos para lançar o mesmo e o “A Hard Day’s Night”, o outro álbum trilha sonora de filme dos Beatles que a United distribuia..
Embora Paul tenha ficado insatisfeito com o produto final, em particular com “The Long And Winding Road”(Ele odiou o coral e o arranjo de orquestra que Spector colocou), John declarou, dez anos depois, durante uma entrevista para a revista Playboy, elogiando Spector, que demos a ele a pior quantidade de porcarias de gravações bem ruins, com um sentimento muito feio nelas, e ele foi capaz de fazer algo bom daquilo.”

Eventualmente, os Beatles receberam o “Academy Award” (Oscar) de “melhor trilha sonora original com o Let It Be (filme), em 1970.

Sou dentista 24 Horas em Piracicaba-São Paulo. Atendo em consultório particular de segunda a segunda, fazendo URGÊNCIAS com agendamento por telefone. Não atendo convênios e nem crianças. O atendimento é feito para Piracicaba e Região. Se está com problemas dentários e não encontra quem atende, por favor, ligue (19) 99674-5436.

Marcado com: , , ,